O YouTube Shorts foi uma grande vitória não apenas para o YouTube, mas também para seus criadores. O recurso gerou mais de 5 trilhões de visualizações na plataforma, e o YouTube está totalmente investido em seu futuro.
Os Shorts têm sido uma rica fonte de visualizações extras e engajamento para muitos criadores de conteúdo. Mas tem havido alguma confusão sobre como lucrar com eles.
Existem muitas formas de ganhar dinheiro com Shorts, como por exemplo, acordos com marcas. Mas as duas maneiras mais fáceis são por meio do Programa de Parcerias do YouTube e do próprio Fundo de Shorts do YouTube. Vamos dar uma olhada na receita de anúncios primeiro.
Shorts do YouTube e receita do Google Adsense
Se você faz parte do Programa de Parcerias do YouTube e seu canal é monetizado, existe uma maneira de ganhar dinheiro com o conteúdo de seus Shorts além de qualquer pagamento de bônus (falaremos mais sobre isso depois). Mas primeiro, é importante observar que existem dois tipos diferentes de YouTube Shorts:
Aqueles criados com a câmera do Shorts, limitada a 15 segundos, mas disponível para criadores em mais de 100 países;
Qualquer vídeo vertical de até 60 segundos de duração que use a hashtag #Shorts no título ou na descrição.
Se um vídeo for criado como um YouTube Short de 15 segundos, ele não gera receita do Adsense. No entanto, como os vídeos normais do YouTube podem exibir anúncios, os Shorts de maior duração (identificados pela hashtag #Shorts) têm o potencial de gerar receita de compartilhamento de anúncios.
Quanto aos anúncios em vídeo in-stream, o YouTube confirma que é menos provável que eles sejam veiculados em vídeos muito curtos. Menos interrupção desses tipos de anúncios deve melhorar o envolvimento geral do visualizador e as taxas de retenção de público.
Fundo de US$ 100 milhões do YouTube Shorts: seja pago para ser criativo
Mas e se você ainda não se qualificou para monetização? Ou você está carregando usando a câmera do Shorts, que é limitada a apenas 15 segundos? O YouTube oferece outra maneira de se beneficiar financeiramente também!
Em maio de 2021, a plataforma lançou um fundo de US$ 100 milhões para criadores de Shorts . Ele prometeu que, pelo menos até 2022, selecionará milhares de criadores qualificados por mês para solicitar o pagamento do Fundo. Mesmo que esses criadores não façam parte do YPP.
Se um criador atender aos critérios definidos pelo YouTube e for selecionado para receber um pagamento, ele pode esperar ganhar entre US$ 100 e US$ 10.000 por mês com o Fundo. Esta é uma notícia fantástica para aqueles que arrasam com conteúdo muito curto.
Muitos criadores de conteúdo publicam Shorts de sucesso há algum tempo e estão muito bem posicionados para se beneficiar dessa oportunidade de monetização. O YouTube implementou algumas etapas para que os criadores possam se qualificar .
Você é elegível para um pagamento do Fundo de Shorts?
O básico é que a qualificação para um bônus de Shorts será baseada no desempenho de Shorts do seu canal no mês anterior . Você também precisará:
Estar localizado em um país elegível
Siga as diretrizes da comunidade e as políticas de monetização do YouTube. Em outras palavras, sua conta deve estar em situação regular.
Ter enviado um Short original nos últimos 180 dias.
Aceite os termos do programa e vincule-se a uma conta ativa do Google AdSense para receber os pagamentos de bônus do Fundo.
Se você marcar todas as caixas acima, precisará fazer apenas mais uma coisa. É o mais importante. O YouTube recompensará apenas o melhor dos melhores, com base na audiência e engajamento do mês anterior.
Todos os vídeos do YouTube Shorts de um criador de conteúdo serão contabilizados para o desempenho do Shorts a cada mês em que receberem visualizações (não apenas no mês em que foram enviados). Os valores de pagamento serão ajustados com base no desempenho total dos Shorts de um canal e na localização do público.
O nível de desempenho necessário para se qualificar para um pagamento de bônus pode diferir entre os criadores (com base em sua localização, por exemplo) e pode mudar de mês para mês.
Portanto, se você teve um hit viral em suas mãos no mês passado, pode estar com sorte. E se não, você pode tentar novamente este mês.
Dica de conteúdo para fundos do YouTube Shorts
O YouTube é muito rigoroso sobre para quem envia convites – apenas criadores que enviaram conteúdo original. Evite publicar conteúdo recarregado de plataformas sociais de terceiros (ou seja, TikTok, Reels, etc.), especialmente se tiver marca d'água.
Comece a ganhar dinheiro com shorts do YouTube
Contanto que você esteja publicando conteúdo envolvente, divertido e original do Shorts, você não apenas pode se beneficiar de pagamentos de bônus do Fundo do Shorts, mas também se posicionar para ganhar mais dinheiro com ou sem o apoio de anunciantes e marcas em todos os seu conteúdo.
Com o YouTube lançando tantas oportunidades de monetização, os criadores não podem se dar ao luxo de evitar os Shorts. Você também não deveria!
Do seu humilde servo Marco A.